Mesmo após a morte do arquiteto John Portman em janeiro, o escritório continua seu legado de arquitetura hoteleira inovadora e elegante. Na segunda-feira, a firma de Atlanta e Xangai anunciou que havia sido escolhida para projetar uma nova torre residencial e hoteleira em Xi Shui, China. O projeto de Portman & Associates, apelidado de “Greenland Wuxi 200”, venceu as inscrições internacionais para um concurso de projeto oferecido pelo empreendedor Greenland Hong Kong Wuxi.
A proposta vencedora destaca três cubos empilhados, um para cada uma das funções dos edifícios: hotel, estadas longas e moradias no céu. Com cada cubo separado por terraços ajardinados, as três funções são legíveis na fachada. A opacidade do gradiente diferencia ainda mais a funcionalidade do edifício. De acordo com a Portman & Associates, “nos andares mais baixos do hotel, a expressão da fachada é mais sólida, proporcionando privacidade interna”, enquanto “os quartos de mais longa duração são um pouco mais abertos, e as residências são totalmente envidraçadas do chão ao teto”. proporcionando vistas fabulosas para a cidade de Wuxi, para a Montanha Hui e para o canal antigo que a circunda.”
Um embasamento horizontalmente alongado complementa a torre de uma maneira similar àquela do edifício Lever House de Skidmore, Owings e Merrill de metade do século em Manhattan. Portman & Associates cita o pódio de quatro andares como fundamental para ativar o comércio ao longo da base do prédio. Seu esquema até propõe que “a rua comercial seja transformada em uma rua de pedestres sem uma conexão por estrada”.
Notícia via: John Portman & Associates